segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Revisando o papel atual do Publicitário: Publicitário ou Gestor?



         O artigo de Marina Roriz Rizzo Lousa Cunha e Eliseu Vieira Machado Júnior traz algumas mudanças no papel do publicitário causado pela inovação da tecnologia, comunicação e da forma de se comunicar. Hoje o papel do publicitário vai além de ser somente publicitário, é um profissional que para lidar com as exigências do mercado e consumidores se tornou um gestor das ferramentas de comunicação existentes. A definição encontrada para o publicitário é como aquele que executa serviços de publicidade e propaganda, desde o planejamento até a veiculação.
Com a internet que tem a capacidade de distribuir outros tipos de mídia de forma interativa e bidirecional, fugindo do comum, os consumidores ganharam voz e tiveram mais oportunidade de falar e escutar. Entre as principais características do mundo online a capacidade de adaptar-se vale ser ressaltada, pois é um atributo não encontrado em nenhum outro meio de comunicação.
O avanço da internet e as transformações no mercado atual da comunicação geraram os “novos consumidores”, que são bem-informados sobre o consumo, mais independentes e que buscam autenticidade, além desejarem suprir a falta de tempo, atenção e de confiança. Esses consumidores são mais ativos, melhores e que usam o conhecimento ao seu favor, exigindo assim muito mais do publicitário para alcança-los e tornar a experiência com a marca mais atrativa e participativa.
As características exigidas do publicitário contemporâneo são: estar ligado ao conhecimento das pessoas e dos contextos em que elas estão inseridas, estar aberto a novas possibilidades e novidades, ter visão sinérgica e isenta de preconceitos. Desta forma, o artigo defende que o profissional de Publicidade e Propaganda precisa ser também um gestor e tomar decisão que usem as ferramentas de comunicação adequadas para resolver os problemas dos clientes, visando alcançar o objetivo e o bom uso dos recursos disponíveis e para isso usar as habilidades de eficiência de um gestor, que são: técnica, humana e conceitual. Além de todas essas habilidades, o bom publicitário contemporâneo precisa ser estrategista e integrador, para gerir o contexto turbulento, apontar possibilidades de se atingir os resultados e assegurar que haja junção do que o cliente espera e precisa.

Texto baseado no artigo de Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha e Eliseu Vieira Machado Júnior – Goiânia, V.38, n.4, p.755-769, out./dez. 2011. Recebido em 06.11.2011 e aprovado em 11.11.2011.


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