O artigo de Marina
Roriz Rizzo Lousa Cunha e Eliseu Vieira Machado Júnior traz algumas mudanças no
papel do publicitário causado pela inovação da tecnologia, comunicação e da
forma de se comunicar. Hoje o papel do publicitário vai além de ser somente
publicitário, é um profissional que para lidar com as exigências do mercado e
consumidores se tornou um gestor das ferramentas de comunicação existentes. A
definição encontrada para o publicitário é como aquele que executa serviços de
publicidade e propaganda, desde o planejamento até a veiculação.
Com a internet que
tem a capacidade de distribuir outros tipos de mídia de forma interativa e
bidirecional, fugindo do comum, os consumidores ganharam voz e tiveram mais oportunidade
de falar e escutar. Entre as principais características do mundo online a
capacidade de adaptar-se vale ser ressaltada, pois é um atributo não encontrado
em nenhum outro meio de comunicação.
O avanço da
internet e as transformações no mercado atual da comunicação geraram os “novos
consumidores”, que são bem-informados sobre o consumo, mais independentes e que
buscam autenticidade, além desejarem suprir a falta de tempo, atenção e de
confiança. Esses consumidores são mais ativos, melhores e que usam o
conhecimento ao seu favor, exigindo assim muito mais do publicitário para
alcança-los e tornar a experiência com a marca mais atrativa e participativa.
As características
exigidas do publicitário contemporâneo são: estar ligado ao conhecimento das
pessoas e dos contextos em que elas estão inseridas, estar aberto a novas
possibilidades e novidades, ter visão sinérgica e isenta de preconceitos. Desta
forma, o artigo defende que o profissional de Publicidade e Propaganda precisa ser
também um gestor e tomar decisão que usem as ferramentas de comunicação
adequadas para resolver os problemas dos clientes, visando alcançar o objetivo
e o bom uso dos recursos disponíveis e para isso usar as habilidades de eficiência
de um gestor, que são: técnica, humana e conceitual. Além de todas essas
habilidades, o bom publicitário contemporâneo precisa ser estrategista e
integrador, para gerir o contexto turbulento, apontar possibilidades de se
atingir os resultados e assegurar que haja junção do que o cliente espera e
precisa.
Texto baseado no artigo de Marina
Roriz Rizzo Lousa da Cunha e Eliseu Vieira Machado Júnior – Goiânia, V.38, n.4,
p.755-769, out./dez. 2011. Recebido em 06.11.2011 e aprovado em 11.11.2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário